Num mercado cada vez mais homogéneo, eis que surge mais uma pizzaria, desta vez na Av.Duque de Ávila. Com um espaço agradável, que inclui um jardim interior extremamente bonito e convidativo para o Verão, uma cozinha aberta ao cliente e uma sala em tons quentes e bem composta, são em si só convites, olhando para o vasto menu, que vai das massas, risotto, pizzas, bruschettas e afins italianos, estão criadas as condições para entrarmos, e assim fizemos. O couvert é bem composto, manteigas aromatizadas, tapenades, focaccia, grissinis e mais algumas coisas, têm ainda num papel de mesa onde estão os pratos, uma breve história bastante engraçada de certas regiões de Itália, um pormenor bonito e um ideia muito boa!
O pessoal de sala é extremamente simpático e atencioso, sempre dispostos a responder a questões e com uma postura amigável. O menu como já referi é mesmo bastante vasto tanto nas entradas como nos pratos principais, até nas sobremesas, e com algumas ofertas pouco usuais, como uma Tagliatelle de Beterraba, as opções, especialmente para os mais curiosos, não faltam, nós porém, já sabíamos que íamos para comer pizzas e assim foi. Como é costume, podemos pedir metades diferentes e assim fizemos. Como não estava planeado, não levámos máquina para tirar fotografias pelo que tento descrever o melhor que me lembro: Ambos pedimos uma das metades com espargos verdes, courgette, ovo, tomate, mozzarella e salame, algo que substitui na minha por alho-francês suado. A outra metade da pizza da Manguinhas trazia carne de cavalo desfiada com ziesta de limão, tomate fresco e mozzarella, e esta foi a estrela da refeição pois a carne era muito saborosa e o cítrico do limão dava-lhe um sabor distinto e cortava o sabor intenso da carne seca, muito bem conseguido e bem melhor do que uma que provei na La Finestra.
A minha outra metade, não me lembro ao certo, mas sei que era suposto trazer um tipo de queijo que não trazia, e o alho francês-suado era quase inexistente e o que havia estava já a mandar para o queimado, uma pena. A massa das pizzas, essa sim deixou muito a desejar, assemelhando-se a pão normal, era pesada e emborrachada, especialmente depois de arrefecer, algo que não abona a favor é o facto de as bordas não serem usadas, ou seja, acabam com um bocado enorme de pão no fim de cada fatia. No geral, o sabor das pizzas não era mau, mas deixava a desejar, pois as combinações no menu parecem aliciantes e têm tudo para resultar, mas execução ainda não chegou lá. Em comparação com um Casanova (excelentes ingredientes e espaço mas pouca oferta), o Lucca (excelente oferta na variadade e na qualidade) ou o outro acima referido, está ainda muitíssimo longe destes em todos os aspectos relacionados com o sabor e a arte da massa. Sendo que ficámos a sentirmo-nos algo áquem do desejado, não pedimos sobremesas com receio que a nossa já fundada apreensão se confirma-se.
Os preços são bastante acessíveis, entre os 9 e os 13 euros, as sobremesas rondam os 4 euros e são bastante diversificadas. No geral, se calhar por já conhecer-mos excelentes pizzarias achámos que falta ainda um caminho a percorrer no que respeita ás pizzas do Dell' Anima, sendo isso a única coisa que conseguimos encontrar de negativo, e talvez a mais importante pois é isso que se paga, visto que o espaço é muito bom e o pessoal também, esperamos que consigam encontrar o pouco que lhes falta para fazer deste espaço algo que realmente nos 'Anima!