quarta-feira, 27 de junho de 2012

Santos Populares

Monstro das Bolachas

Estando o mês das tão desejadas Festas de Lisboa a acabar, achei que estava na altura de partilhar a nossa aventura este ano pelo bairro de Alfama, Castelo e Graça.

Para quem não sabe concretamente o que são, ou não experienciou nunca tais festividades aqui vai um resumo bem resumido dos Santos: É a noite em que Lisboa se enche de Sardinhas no pão, toda a espécie de carne de porco assada na brasa e claro está, bailaricos do mais puro que pode haver em todo o pequeno espaço ou pátio, com artistas da moda como Quim Barreiros entre outras preciosidades. É a noite em que o fumo dos fogareiros vos envolve durante uma semana e a alegria de falar com todos (sem nunca se terem visto) como se se conheceçem á anos. Isto sim, é o espirito das festas.


Entrada para o Bairro de Alfama




Para aproveitar bem e evitar ficarem presos num bairro, pois as ruas enchem-se de pessoas e bailes, o melhor é ir cedo, jantar num bairro e seguir caminho comendo por aqui e por ali, dançando em todo o baile de esquina que nos contagia mas acima de tudo, percorrer os bairros e experienciar as festas de cada um, isso sim, para mim, é o gozo e o que distingue esta data.


A noite em que a crise, os problemas sociais e as pressões ficam em segundo plano, em que a cidade respira (em que seja fumo de sardinha) com alegria, não pensando no dia a seguir, mas sim nas horas que ainda faltam para gozar até lá, pena é que as festas sejam apenas uma noite, pois embora elas durem todo o mês com diversos eventos a noite dos Santos é o expoente máximo!

Para o ano há mais, cantorias, sardinhas no pão, risadas até ás tantas, fumo até não verem o outro lado da rua e o melhor de tudo, muita "pseudo" dança e companheirismo.
Haja Santos Populares, haja bairros, mesmo que cada vez mais esquecidos, são e continuarão a ser, a alma de que é Lisboeta...
"Lisboa menina e moça"


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Restaurante "Sushi-san"

Monstro das Bolachas


Interior
Lá fomos nós, perto do Largo do Rato, a mais um (literalmente...) restaurante Japonês ( ou não).
É certo e sabido que gostamos de gastronomias diferentes da nossa sobretudo a Japonesa. Fomos conhecer este espaço que oferece Rodízio a 12,90€ ao almoço e 16,90€ ao jantar.


Sou bastante céptico em restaurantes de gastronomia Japonesa que ofereçem tanto a tão pouco, mas vendo as fotos no Facebook que são absolutamente deliciosas só de olhar, e de ter visto os comentários positivos das pessoas, lá fomos cheios de esperança tal criança a olhar par uma Hussel a abarrotar de gomas...

O restaurante em si, não é grande, mas está bem disposto, e tem loiça e tecidos bastante giros e diferentes, e pensámos nós " Olha, tão lindo que é isto tudo , o Sushi também deve ser bom". O empregado, brasileiro como é quase obrigatório hoje em dia, começou então por trazer as bebidas e por anotar o nosso pedido, venha o Rodízio para as crianças esfomeadas!


Crepes de Vegetais e Sushi Variado
O Rodízio traz uma mistura de Sushi, tempuras, Nigiris, Sopa, Gunkan e afins, apesar de serem muitos e virem bem apresentados, como vêm na imagem, algo se fazia notar á medida que iamos comendo...
 
Rolo panado de Salmão com Philadelphia, Cebolinho e Morango
Apesar de haver algumas coisas que eram de facto boas como este rolo ou o Salmão com pasta de Atum e molho de café todos eles sofriam do mesmo mal, não tinham grande sabor, começando pelo arroz que não tinha tempero nem a consistência ideal, e acabando por muitas das coisas serem fritas, demasiadas na minha opinião.

Rolo panado de Atum e queijo creme com picante. 
 
Ia-me ficando a impressão de apenas o aspecto mudar mas o sabor ser o mesmo, com algumas excepções claro, pois nem tudo foi mau.

Este foi o melhor grupo, o rolo da direita- Salmão, Amendoim e Laranja! Muito bom!
Dando a refeição por terminada, perguntam se querem repetir, ao que respondi logo que sim, pedindo mais uns quantos "para a viagem", mas a sensação permaneceu, a vista anseia o que o gosto não encontra, o que é pena, pois com tamanha apresentação, o sabor se correspondesse seria um sitio a voltar de certeza, assim sendo é apenas mais um Sushi-San(Sabor)...

Nos tempos que correm, a restauração tem de se afirmar seja em que área for, e neste caso restaurantes japoneses que se façam notar têm de ser bons no que fazem e apostar ou na qualidade de produtos simples mas bem executados, ou na diferença feita com paixão e saber! O mercado existe aproveitem.


Comer fora (da cozinha) em casa (na sala)...

Monstro das Bolachas

Domingo é dia Santo! Sempre mo disseram, contudo, a santidade do dia, depende da crença de cada um. A minha crença é feita entre tachos, panelas, facas queimaduras, uma pitada de Igreja Evangélica vinda dos "Pastores" brasileiros da copa, e um milagre aqui e ali, porque também é preciso ter sorte quando uma panela de caldo quente não me cai em cima...

Já o tinha dito á Manguinhas, " Qualquer dia, faze-mos umas Pizzas quando folgar ao Domingo", e foi mesmo este! Depois de uma enorme batalha mental para decidir o que queria fazer da minha, lá me decidi e partimos para as compras! A parte boa é que já tinha a massa feita. Fica aqui o resultado de tal aventura.

Esta é a da Manguinhas:Molho de Tomate (feito por nós claro),Pimento, Bacon,Oregãos, Queijo Emmental, Mozzarela e Rúcula (adicionada no final).





Esta é a minha: Molho de Tomate, Camarão marinado,Oregãos, Espinafre Salteado com Vinagre Balsâmico, Mozzarela e Ovo.
Esta é uma boa forma de sair da rotina e comer fora sem sair de casa, nem que seja por comer num sitio diferente, não necessariamente passar da cozinha para a sala, mas por exemplo numa varanda, pequeno terraço ou jardim para quem os tenha, mesmo que não os tenha, experimentem fazer pratos diferentes, mesmo que sejam mais trabalhosos ou minuciosos, não é por uma vez que vão dar a desculpa! Caso não tenham algum tipo de material, inventem como eu fiz, que as formas das Pizzas são na realidade de bolos, a beleza disto está em quebrar a rotina!


Apesar de a minha base da massa ter ficado "demasiado crocante" (queimada), a experiência correu bem, e a promessa ficou, de continuar a fazer Pizza ao Domingo, com uma diferença, MAIS QUANTIDADE, não por gulodice apenas, mas porque os ingredientes foram poucos :D!!