Tendo andando bastante revoltado com a vida e estupidamente cansado devido ás intermináveis horas na cozinha, aos problemas que estão sempre a surgir, enfim, dias maravilhosos na minha profissão, resolvi para acalmar esta tendência violenta, ver o "Top Chef" com a Manguinhas.
Só piorei a situação, ao constatar que os programas de cozinha "franchisados" de outros paises, são diminuidos até quase roçarem no surreal. Tal como sucedeu ao "Masterchef", para quem conheçe a versão Australiana, a nossa foi uma piada tosca e breve do que uma competição deve ser, mas pelo menos "supostamente" ninguém trabalhava profissionalmente na área. O que de si era uma factor unânime e punha todos em pé de igualdade, "supostamente", porque havia pessoas que de certeza que tinham muitas coisas de cozinha a apoiá-las mas enfim...
Qual o meu espanto ao ver que no nosso "Top Chef", vemos Chefs, a competir com estagiários, cozinheiros e pasteleiros! Eu pergunto, onde está a lógica disto? Como se pode dar mérito a um Chef por ganhar a um estagiário, e como se explica que um cozinheiro de 2ª ou de 1ª ganhe a um Chef que pura e simplesmente pode não ter feito um prato que tenha agradado a um Júri de 3 pessoas, Chef esse que para o ser tem de ter um nivel de conhecimento elevado e um CV bem recheado com muitas horas debaixo do seu braço.
Como existe justiça quando não existe um traço comum senão a profissão, quando a experiência pessoal, tempo de serviço e quantidade de conhecimentos são esbatidas? Digam-me o que quiserem mas estes programas estão a ANOS dos seus congéneres internacionais, existindo muitos interesses por trás.
Tendo visto o 1º episódio e vendo que no final uma estagiária que nem sequer conseguio executar a sobremesa, o que arruinou todo o prato, passou á frente de um Chef executivo que fez VÁRIAS sobremesas de maneira exemplar, bem empratadas e segundo o júri, saborosas! Ponto negativo, uma casca de avelã perdida no meio daquilo tudo, ESTA foi a razão para uma estagiária com uma sobremesa redondamente falhada em que nem o empratamento se safou, permanecer na "competição".
Não contem comigo para ver este nosso "Top(?) Chef(inhos)"... Vejam o da Sic Mulher e reparem nas diferenças...
Sem comentários:
Enviar um comentário