segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Restaurante- Brawn e o almoço do pessoal do Murano.

Monstro das Bolachas

E porque a vida no restaurante não pode ser sempre trabalhar 16 horas de estalo, tivemos então um agradável Domingo, onde a equipa do Murano foi almoçar, onde não faltou muita palhaçada, conversas de trabalho, pessoas novas que acompanharam o pessoal do trabalho e claro, comida que como é óbvio me fez levar a máquina fotográfica!
Mercado de flores em Columbia Road
Este restaurante (pois existem outros noutros locais) faz esquina na Columbia Road, famosa pelo seu mercado de flores ao Domingo, dia em que foi o nosso almoço, e estava óbviamente, intransitável! Mas mesmo assim consegui descobrir uma loja portuguesa bem no meio dela, cheia de conservas, bolachas e azeites de Portugal, com empregadas portuguesas, só por isso, o almoço até me soube melhor! O espaço do restaurante é amplo, num estilo de "cantina familiar", ambiente leve, descontraido e com uma decoração que se pode dizer, rústica vá! O melhor do espaço é o facto de o Sol entrar directamente para o interior pelas amplas janelas, resultado, tem uma luz natural fantástica e que dá uma alegria e também aconchego, que bem se precisa neste frio.
Interior

O menu varia todos os dias, tem uma carta de inspiração italiana, com destaque nos enchidos e nos vinhos que são mais que muitos! O pessoal de sala é simpático e atencioso, poucas palavras mas como é óbvio estava num contexto de festa e não de comer fora.O menu foi então composto por uma mistura de entradas, dispersas por várias tábuas de madeira e pequenos pratos. Em primeiro veio uma com Rillet de Nduja, uma espécie de patê feito de Nduja um enchido italiano, Scottish Egg de Coderniz e especiarias, ovo cozido mas com a gema ainda liquida, panado e frito com Maionaise de Ervas e Alho a acompanhar, Crackling , que é basicamente a pele do porco em salmoura, cozida ou assada e depois frita muito rapidamente para ficar crocante e por fim Cournichons.
Scottish Eggs, Nduja Rillet, Crackling e Cournichons
Interior do Scottish Egg de coderniz.

 Tudo estava muito bom (com excepção do Crackling que não provei) em especial a Rillet, espessa, bem condimentada e com um sabor viciante e que não fazia lembrar a carne de porco que a compunha! Uma surpresa bastante boa bem como o Scottish Egg que normalmente são feitos de ovo de galinha cozido, envoltos em carne picada e especiarias, panado e frito, estes eram mais pequenos devido ao tipo de ovo, e entre a camada panada e o ovo tinha um molho picante e com pimentos, muito bom mesmo, e ligava extremamente bem com a Maionese de Alho e Ervas!  Os Cournichons faziam um belo trabalho ao cortar todos os sabores antes de se dar uma nova dentada, para que se pudesse apreciar outra vez os sabores intensos que compunham estas entradas.


Mozzarela, Beringela fumada, Pinhão, Azeite e Agrião
 Num pequeno prato veio também Mozzarela com Beringela fumada, Agrião bébé, Pinhões torrados e Azeite, uma combinação vencedora e bastante saborosa, muito devido á Beringela Fumada cujo sabor forte e vincado ligava bem com o queijo mais pastoso e suave, com o Pinhão torrado a dar o crocante ao prato e profundidade de sabor que apenas um fruto seco rico em óleos pode dar, tudo excelente para barrar no pão que era extremamente bom, Sourdough um pão tipicamente britânico que traduzido significa, massa azeda.
Galinha Assada, Couve flôr assada com natas e queijo.

Para prato principal, um preferido britânico, Galinha Assada, Couve flôr assada com natas e queijo, Batata assada e frita posteriormente e Kale, um tipo de couve bastante bom por sinal. Aqui já não me agradou tanto, a galinha estava seca e sem sabor, as batatas igual, e o facto de serem fritas em óleo abundante depois de serem assadas não ajuda a trazer nenhum sabor ás mesmas. A Couve flôr assada com natas e queijo ,estava insípida, sem sabor e tempero, um arraso a um produto que já pouco sabor tem aqui no Reino Unido, tal como muitos outros legumes infelizmente. O que se salvou foi mesmo a Kale um tipo de couve que há aqui, bastante bom e com uma textura rijal que lhe confere um crocante agradável.
Pannacotta de Baunilha, Ginja marinada em Kirsch


Cheesecake de Baunilha
A sobremesa salvou o principal, e a dobrar! Pannacotta de Baunilha com ginjas marinadas em Kirsch, um brandy de fruta e ainda Cheesecake de Baunilha! Estavam deliciosos, a Pannacotta tinha uma textura suave, mas pesada e densa, que se colava á colher, mas que era ao mesmo tempo gelatinosa mas nunca ao ponto de perder a forma que tinha, um equilíbrio perfeito na quantidade de gelatina. A combinação com a Ginja marinada em Kirsch era bem feita pois o amargo do álcool desenjoava a riqueza do prato!

O Cheesecake foi uma surpresa ainda maior, pois estava á espera do normal, muita nata, quase nada de queijo, gelatina, base de bolacha e toma lá mais do mesmo que nem cheesecake é! Mas não aconteceu, ao invés veio um bolo denso, rico e de sabor predominante a queijo e baunilha, com uma base suave e quebradiça, o creme era composto por 2 camadas, uma de baunilha e queijo e uma superior só de queijo, fazendo assim 3 texturas que se complementavam muito bem, com sabores distintos mas aliados entre si. Ambas as sobremesas eram excelentes, bem feitas, e de sabor irrepreensível, isso sim, foi a surpresa de todo o almoço, isso e saber que a empregada do ano o é porque está nos bolsos dos Chefs e Sub-Chefs, mas hey, o que é que há para se espantar nisso?!

Um bom almoço apenas com o prato principal a desiludir, não sei o resto da carta nem os preços mas se tiver a qualidade da maioria das coisas que comi, vale a penar experimentar o resto para esclarecer as dúvida e se forem num Domingo aproveitam para passear antes do almoço e falar um pouco de Português ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário