Shoryu Ramen, Soho |
Seguindo o post anterior, mantive-me pelo tema de comida japonesa que sempre vi nas Animes, desta feita fui descobrir o que torna o Ramen único, delicioso e mais impressionante, a cultura em seu redor. Sendo assim, escolhi entre vários restaurante e selecionei o Shoryu Ramen em Soho, pois existe outro em Regent Street. O que torna único o Ramen é o seu caldo e a massa, noodles. Cada caldo tem bases diferentes, textura, cor, profundidade e sabor consoante a proteína que se usa, a mais comum e apreciada é o porco, que dá pelo nome de Tonkotsu, um caldo á base dos ossos do mesmo, usado para uma panóplia impressionante de pratos, que neste restaurante é o que se serve. O Chef, é famoso pelo seu Hakata Tonkotsu, o caldo da sua cidade natal. Como aqui existe uma variedade enorme de experiências gastronómicas para experimentar, juntei a minha curiosidade á causa das dores de cabeça da Manguinhas, o comer fora, e lá fui eu com um colega de trabalho.
O espaço é agradável e acolhedor, uma decoração em castanho com grandes telas pintadas e bambus tornam-no num refúgio do ritmo vertiginoso desta cidade. A cozinha aberta deixa antever e observar os pratos e o seu processo, e mais importante que isso, sem o cheiro ou o barulho que se pode gerar num espaço assim. O único problema que tive foi quando olhei para as mesas, não havia mesas para 2 pessoas! O mínimo seria para 4, todas as outras eram corridas, com números em cada lugar, ou seja, privacidade seria mentira, este é o estilo cantina, servir rápido e dar lugar a outro o que não tem nada de mal, só não é o meu conceito.
Cozinha aberta para a Sala |
O menu é vasto em todas as secções e com ofertas bastante aliciantes não se limitando aos Ramen, tendo também arroz e sushi! Sendo a base de todos os Ramen o Tonkotsu, a variedade está no que vem servido com ele, desde o tipo de massa, a proteína ou os vegetais, a escolha foge ao normal e introduz muitos ingredientes e especiarias orientais como o citrino Yuzu ou o Nitamago, ovo cozido em soja com a gema ainda líquida, ou ainda o Kikurage uma espécie de cogumelo.
Pork Belly Hirata Bun 4 Libras |
Após uma difícil escolha acerca do que pedir, optámos por 2 Hirata Buns, 1 de Pork Belly e outro de Halloumi& Shimeji 4 libras cada. Aqui o serviço começou a cair na desgraça, pois as supostas entradas chegaram com os pratos principais, e só veio 1, tive de relembrar os empregados 2 vezes que faltava o outro. No que toca á nossa escolha foi excelente, os Hirata vinham bem recheados e mesmo MUITO saborosos. O de Pork Belly (Barriga de Porco) era uma fatia bem grossa, tenra a desfazer e coberto com um molho agridoce bem balançado, servido com vegetais para balançar tudo, o pequeno pão a vapor era o acompanhamento perfeito para absorver todos os sabores e tem uma textura fantástica, resistente e meio elástico com um sabor característico.
Halloumi&Shimeji Hirata Bun 4 libras |
Mas o meu estava melhor, o Halloumi&Shimeji trazia o queijo crocante numa massa de tempura, os cogumelos salteados, alface, Sweet chilli sauce e uma espécie de maionaise que não consegui definir o que era, mas estava excelente. O contraste das texturas e a ligação dos molhos faziam desta uma entrada a não passar, sendo o pão mais uma vez o "veículo" perfeito para tal combinação de texturas e sabores!
Origin Tonkotsu 9 Libras. |
Para principal, Origin Tonkotsu, o Tonkotsu original a 9 libras, e um Fire & Ice Salmon Tsukemen para mim, 12.50 libras. O 1º era o mais simples de toda a carta, constituído por rodelas de porco braseado, Spring onion/cebolinha, Nitamago, pickle de gengibre/Gari, cogumelos Kikurage e alga Nori, com os indespesáveis Noodles e Caldo Tonkotsu. O caldo tinha um sabor suave e os outros ingredientes estavam todos bem apaladados e distintos de sabor entre si com destaque para o Nitamago, ovo cozido em Soja que se revelou uma estrela por si só. O facto de se comer tudo junto com o caldo dá um novo patamar á degustação e texturas que nunca tinha encontrado antes, simples e saboroso, com destaque também para os Noodles, al dente e muito bons, e para os cogumelos Kikurage com uma textura e aspecto que faz lembrar orelha de porco, com uma resistência algo elástica, mas saborosos.
Fire&Ice Tsukemen. 12,50 libras. |
O meu Fire & Ice era um dos pratos que nos faz olhar para ele, pois é servido em 2 separadamente, empratado com cuidado e em altura, com uma panóplia de cores que se destaca dos demais que vi no restaurante. Numa tigela grande cheia de gelo, vem uma esteira de bambu com o "prato" e numa tigela á parte o Wasabi-Tonkotsu quente. Era assim constituido por Salmão fumado,Nitamago, pickle de gengibre/Gari, Noodles, Kikurage, alga Nori, rebentos de bambu e rodelas porco braseado. A ideia do prato seria o contraste entre o caldo quente e com um travo a picante e os restantes ingredientes frios, e a ideia estava bem conseguida pois os 2 complementavam-se perfeitamente. O caldo Wasabi-Tonkotsu, tinha uma sabor mais forte do que o outro e bem mais picante, contudo ao comer os outros elementos frios esse efeito era atenuado e a combinação alcançada, no final, pode-se comer como se quiser, separado ou juntar o que se pretender ao caldo. O destaque, apesar de tudo estar delicioso, recai no Salmão fumado, uma tranche do lombo fumada com um sabor bastante característico que nunca encontrei, o sabor mais semelhante seria o Bonito ou um Atum fumado. Uma excelente escolha entre muitas outras que irei de certo experimentar.
O prato completo. |
Desta vez não se comeu sobremesa, pois fomos comprar Pastéis Doces de Feijão vermelho a Chinatown, mas a oferta era bastante tentadora com Cheesecakes de Chá verde, Yuzu e muitas outras, mais um motivo para voltar :D.
O preço ronda as 25 libras por pessoa com 3 pratos, devido á taxa de serviço, que significa que não pagam apenas o preço do que comeram, mas também essa taxa que serve de "gorjeta", um aspecto a não esquecer! Os aspectos negativos são a falta de espaço e privacidade nos lugares, pois são todos lado a lado e o facto de o barulho se tornar demasiado se estiver muito cheio. O serviço embora simpático é atabalhoado e cheio de falhas, numa ocasião 4 empregados de mesa em intervalos de 5 segundos(eu contei) vieram pedir para levantar a tigela do meu colega que ainda não tinha terminado, o que criou um ambiente um pouco constrangedor para nós e irritante!
Fora isso, recomenda-se vivamente, mas por favor nada de sorver ruidosamente a massa especialmente com os lugares tão próximos, o mais certo é a vossa massa ir parar na tigela de alguém desconhecido, aí será outro tipo de convívio, bem mais físico e com uma vista guiada a um posto de urgência ou interrogatórios policiais :P.
Site:http://www.shoryuramen.com/
Facebook:https://www.facebook.com/ShoryuRamen
Sem comentários:
Enviar um comentário