Um dos mais prestigiados, antigos e conhecidos restaurantes de Lisboa está à beira rio plantado à espera da vossa visita, Faz(endo) Figura de charmoso, consegue dar tudo aquilo que promete pelo nome...
Devo confessar que há muito que acompanhava este restaurante com interesse tanto pela Carta como pelo espaço e o RW foi a desculpa perfeita para lá ir com a Manguinhas.
Na colina de Alfama e por cima de Sta. Apolónia, com uma vista deslumbrante do rio e do nosso "Deserto", assim que entram deparam-se com a vastidão e a sensação de liberdade pela amplitude do espaço e a leveza da sala. Um serviço de sala atencioso e sempre cuidado desde a recepção do cliente à execução do serviço, vê-se que estão preocupados com o bem-estar dos clientes, e isso conta bastante!
Dotados de uma Carta exemplar de cozinha internacional e de fusão, aposta forte na divulgação dos sabores nacionais aliados aos tempos modernos, remodelando padrões de sabores e com um empratamento bem conseguido, sem exageros mas deslumbrante!
Com a expectativa em alta e os empregados a olhar e a pensar "o que estão 2 putos aqui a fazer, o McDonalds é na Baixa!", sentámo-nos para começar a nossa experiência.
A Manguinhas com medo que o ovo caísse do ninho :D. |
Das 3 entradas à escolha, optámos ambos pelo Ninho de Coderniz. Uma excelente entrada que consta da carta fixa, marca pela conjugação de sabores e de texturas bem conseguida. A massa Kataifi (de origem grega) crocante e de sabor torrado juntamente com a Alheira de sabor forte e consistência pastosa, faziam um belo contraste com a doçura da Compota de Cebola Roxa e a delicadeza do Ovo de Coderniz de textura macia e suave, que acabavam por se complementar e equilibrar entre si, criando uma harmonia bem conseguida e lentamente apreciada.
Os olhos aqui não comeram, ao contrário do resto! |
Depois de guardar o ovo para não se partir, no nosso estômago, e limpando o ninho do prato, seguimos para o prato principal. Dos 4 pratos principais, escolhi o Magret de Pato com Frutas Exóticas e Puré de Batata e Alho Francês.
Com um empratamento aquém dos restantes pratos, o sabor esse não desagradou, mas também não maravilhou, todos os sabores estavam como seriam de esperar, com destaque para o puré que estava delicioso e o pato bem cozinhado,ou seja, médio-mal.
O empratamento era diferente deste |
Para terminar, um Soufflé de Lima com Telha de Frutos Silvestres.
Leve, saboro e bem areado, foi o final suave e fresco pelo qual anseava! Com a frescura da Lima a sobresair e a Telha de Frutos Silvestres a oferecer uma diferença de texturas, foi uma aposta humilde mas que não falhou, fazendo assim uma excelente Figura.
Um restaurante, romântico, ambicioso e divulgador dos melhores produtos portugueses. Com uma Carta vasta, bem composta e com os preços justos para o que entrega, dispões ainda de uma garrafeira bastante vasta.
Desde o Menú de Degustação, à Carta e passando pelos Vinhos, Faz Figura de tudo, menos de parvo, que é o que vocês farão se não experimentarem este restaurante pelo menos uma vez! Para o ano há mais Figura!
Manguinhas
Bem... depois da descrição minuciosa e "clean" do Monstrinho, fica dificil descrever a minha experiência, dizendo apenas "olha comi bacalhau e estava muita bom", mas não estaria a ser justa para com o restaurante e com todo este momento.
Digo desde já que aconselho a fazerem uma "vaquinha" para irem a este restaurante pois é lindíssimo, como uma vista arrepiante sobre o Rio Tejo.
Como o Monstro das Lachas já disse, pedimos de entrada o Ninho de Coderniz que estava óptimo e não apetecia desfazer, dada a sua engenhosa disposição:) Esta entrada tinha algo de mim, a alheira, e transmontana que se preze sabe sempre apreciar tudo o que tenha a ver com a sua gastronomia (e a nossa é muito boa, venham todos ao Norte provar e serem felizes:) ).
Como prato principal pedi o melhor bacalhau que já comi até hoje e o mais bonito também: bacalhau fresco com à brás de legumes e molho de caril. Estava tão bom... O bacalhau fresquinho, sabores delicados e suaves numa combinação deliciosa.
Por último, e na minha opinião, no panacota de café que pedi como sobremesa poderiam ter sido mais atrevidos no empratamento e no sabor, já que eram ambos muito banais, e depois de todos estes sabores delicados e originais, a expectativa pela sobremesa foi-se elevando... Contudo, o panacota, das minhas sobremesas preferidas, estava bom e foi a parte final desta experiência agradável e que nunca vou esquecer de certeza:-)
Aconselho a aproveitarem o próximo RW (2012), e esperamos todos que o Faz Figura adira ;-)
Site:
Facebook:
Sem comentários:
Enviar um comentário