terça-feira, 6 de março de 2012

Tripa - Doce Tradicional de Aveiro

Típica bancada de venda de Tripas e Bolacha Americana
Monstro das Bolachas: Tens de provar é as Tripas de Aveiro!
Manguinhas: O QUÊ? UH CA NOJO!
Monstro das Bolachas: CA NOJO?! Mulher não seja tola, não sabe o que é bom!!

Pois é, é assim que vão a maioria das conversas, quando digo a alguém que têm de experimentar as Tripas se forem a Aveiro, ou às praias perto da mesma! Isto ao contrário do nome, não tem nada de tripa como estamos habituados a chamar, é sim um doce!
O porquê do nome nunca soube, o que eu sei é que todos os que conheço que já provaram isto sabem que é absolutamente algo que ninguém pode deixar de comer se visitam estas paragens.

Já vou a Aveiro desde os meus 7 anos e a nostalgia que tenho cada vez que vejo estes locais de venda é enorme. Como dizia o anúncio "eu sou do tempo..." e sou! Do tempo em que só haviam 3 tipos, Simples (massa sem recheio), Chocolate (com uma ou duas barras de chocolate dentro da massa) ou Doce de Ovos (isso, doce de ovos...). E já era o delírio completo!! Hoje porém, há cerca de 15 recheios, a maioria são apenas doces normais de compra que vão das compotas aos chocolates tipo Twix ou Kit-Kat! Já outros como After Eight e Côco, Doce de Ovos Crocante,  já requerem ir a determinados sitios que valem sempre a pena, garanto. ;) Na própria cidade existem poucas casas que fazem disto a sua especialidade e aí sim, preparem-se para a indecisão.

Têzero, um dos locais perto da Ria de Aveiro.
A massa em si é fofa e elástica, servida quente e polvilhada com canela se assim quiserem, é algo que se come a qualquer hora, mas não em qualquer lugar. Tal como disse, há vários sítios onde as podem comprar, mas só um punhado deles é que vos servem uma boa quantidade e com qualidade, mas nunca vão sair com a sensação de que podia ser melhor, se não conhecem de todo esta especialidade! A mim, sabe-me sempre melhor num dia de Verão enquanto passeio no paredão da Praia da Barra...

Tripa com recheio de Ovos Moles
Quem é absolutamente vidrada nisto, a par de mim, é a Manguinhas que depois de trincar a 1ª, ficou viciada, com os olhos esbugalhados e boca cheia de canela. Um momento que deu uma foto que só por si, evoca as férias que lá se fizeram e que sem dúvida se vão repetir em breve...
Uma mais extravagante, Chocolate Branco e Frutos Silvestres

VIVA A TRIPA!

Facebook (SIM ATÉ EU FIQUEI  mais PARVO!):


1 comentário:

  1. Boas amigo
    1º parabens pelas divulgações, muito bem descritas e explicativas
    ora, sem saber se ja visitou.. também tem uma tripa excelente mesmo perto do mercado, numa rua pedestre adjacente ao mercado, cerca de 20-30 metros deste ;) abraço

    ResponderEliminar