quarta-feira, 27 de junho de 2012

Santos Populares

Monstro das Bolachas

Estando o mês das tão desejadas Festas de Lisboa a acabar, achei que estava na altura de partilhar a nossa aventura este ano pelo bairro de Alfama, Castelo e Graça.

Para quem não sabe concretamente o que são, ou não experienciou nunca tais festividades aqui vai um resumo bem resumido dos Santos: É a noite em que Lisboa se enche de Sardinhas no pão, toda a espécie de carne de porco assada na brasa e claro está, bailaricos do mais puro que pode haver em todo o pequeno espaço ou pátio, com artistas da moda como Quim Barreiros entre outras preciosidades. É a noite em que o fumo dos fogareiros vos envolve durante uma semana e a alegria de falar com todos (sem nunca se terem visto) como se se conheceçem á anos. Isto sim, é o espirito das festas.


Entrada para o Bairro de Alfama




Para aproveitar bem e evitar ficarem presos num bairro, pois as ruas enchem-se de pessoas e bailes, o melhor é ir cedo, jantar num bairro e seguir caminho comendo por aqui e por ali, dançando em todo o baile de esquina que nos contagia mas acima de tudo, percorrer os bairros e experienciar as festas de cada um, isso sim, para mim, é o gozo e o que distingue esta data.


A noite em que a crise, os problemas sociais e as pressões ficam em segundo plano, em que a cidade respira (em que seja fumo de sardinha) com alegria, não pensando no dia a seguir, mas sim nas horas que ainda faltam para gozar até lá, pena é que as festas sejam apenas uma noite, pois embora elas durem todo o mês com diversos eventos a noite dos Santos é o expoente máximo!

Para o ano há mais, cantorias, sardinhas no pão, risadas até ás tantas, fumo até não verem o outro lado da rua e o melhor de tudo, muita "pseudo" dança e companheirismo.
Haja Santos Populares, haja bairros, mesmo que cada vez mais esquecidos, são e continuarão a ser, a alma de que é Lisboeta...
"Lisboa menina e moça"


Sem comentários:

Enviar um comentário